domingo, 8 de novembro de 2009

EMANCIPAÇÃO UMA REALIDADE - “ CONSTRUIDA POR ETAPAS “

EMANCIPAÇÃO UMA REALIDADE - “ CONSTRUIDA POR ETAPAS “

AMIGOS TAMOIENSE

Acompanhamos tudo o que é dito escrito e falado, referente a EMANCIPAÇÃO de Tamoios e verificamos que NOSSOS IRMAOS TAMOIENSES QUE CONSTRUIRAM AS PRIMEIRAS ETAPAS DE UM SONHO nunca foram lembrados, notamos que pessoas falam das dificuldades SEMPRE DE FORMA NEGATIVA ou como se a EMANCIPAÇÃO tivesse um dono, pertencesse a um grupo.
O Movimento por uma Tamoios Melhor, quer colocar que estamos construindo uma ETAPA E apenas fazemos NOSSA OBRIGAÇÃO, pois o desejo de LIBERDADE é DO POVO DE TAMOIOIS do mais humilde ao de maior status cultural ou financeiro, ou seja é de todos.
O Movimento, recebeu do Povo o pedido de CONSTRUIR UMA ETAPA, darmos um PASSO a frente, caminhar mais um pouco, LUTAR, E NUNCA DESISTIR , pois acreditamos ser possível a EMANCIPAÇÃO.
A PRIMEIRA ETAPA, ocorreu nos idos de 1990, OH DEUS ! que pessoas VALOROSAS, plantaram a SEMENTE DE LIBERDADE e deram ao POVO o poder de GRITAR ‘ EU QUERO SER LIVRE ‘, lutaram e NÃO DESITIRAM, construíram com suor e sangue a mais IMPORTANTE ETAPA PARA CHEGARMOS A EMANCIPAÇÃO. COM MUITA HUMILDADE O POVO TAMOIENSE AGRADECE AQUELES VERDADEIROS BALOARTES DA EMANCIPAÇÃO.
A SEGUNDA ETAPA, OCORREU quando em 1994, tivemos o primeiros PROJETO DE EMANCIPAÇÃO, consideramos esta Etapa, como sendo a clara demonstração da qualidade daqueles que naquela época eram os responsáveis em vencer , mais uma Etapa, pois TECNICAMENTE perfeito e Legal, deram a Tamoios o Suporte necessário para HOJE (2009) podermos estar com o SONHO BEM MAIS PROXIMO.
TIVEMOS UM PERIODO CONTURBADO, quando pessoas começaram a USAR a EMANCOPAÇÃO para fins ELEITORAIS . e PESSOAIS.
O Povo em sua maioria, DESACRETDITOU e então a EMANCIPAÇÃO passou a ser DUVIDA.
A TERCEIRA ETAPA ocorreu no ano de 2007, quando um grupo altamente competente desempenhou e cumpriu com brilhantismo uma das ETAPAS MAIS IMPORTANTE trazendo para o POVO de Tamoios a certeza que estávamos próximo da EMANCIPAÇÃO.
Mais uma vez, a voz do POVO ecoou e o SONHO DE LIBERDADE voltou.
ESTAMOS AGORA NA QUARTA ETAPA E REUNIDOS na LONA CULTURAL – PROVESC, pessoas de todas as classes, se UNIRAM , pois CHEGAVA A TAMOIOS noticia de que seriamos sub divididos , e aí, NASCEU o MOVIMENTO POR UMA TAMOIOIS MELHOR, que assumiu o compromisso de caminhar dar mais um PASSO ou seja vencer mais uma ETAPA.
Tivemos muito trabalho, principalmente de proteger a EMANCIPAÇÂO e não permitir QUE FOSSE USADA POLITICAMENTE.
Fizemos um estudo técnico de como estava a situação da Lei, Projetos e Emendas Constitucionais que tratam do assunto EMANCIPAÇÃO.
Verificamos que
É POSSIVEL SIM A EMANCIPAÇÃO,

Vejamos,
Tramita e já esta em pauta para votação a PEC 13 no SENADO, que devolve ao ESTADO o poder de EMANCIPAR derrubando EMENDA CONSTITUCIONAL, que impedia os Estados de legislar sobre EMANCIPAÇÃO,
Então o MOVIMENTO por UMA TAMOIOIS MELHOR, traçou como metas:
A MOBILIZAÇÃO DO POVO POIS SEM ELE NADA FARIAMOS e USAR TODOS OS MEIOIS TECNICOS DISPONIVEIS para viabilizar a EMANCIPAÇÃO DE TAMOIOIS.
Fizemos MANDADO SEGURANÇA, contra ato do Prefeito PARA IMPEDIR A SUB DIVISÃO DE TAMOIOIS, acompanhamos a tramitação do PROJETO 1402/2002, que é “ extensão “ do projeto de 2004, aprovamos na CCJ, apresentamos REQUERIMENTO PROTOCOLADO DIRETAMENTE NO GABINETE DO PRESIDENTE DA ALERJ, com 3 mil assinaturas, em 17 de setembro de 2009, onde o POVO de Tamoios, REQUEREU QUE FOSSE LEVADO A PLENÁRIO O NOSSO PROJETO E VOTADO EM CARATER DE URGENCIA POR SER O DESEJO DO POVO,comparecemos a ALERJ, em varias ocasiões, visitamos Gabinetes de Deputados e levamos a eles o ABANDONO, A FALTA DE SAUDE PUBLICA, ESCOLAS, TRANSPORTES, TRABALHO , SANEAMENTO E O VERDADEIRO DESCASO DAS AUTORIDADES DE CABO FRIO, com o 2º. Distrito – TAMOIOS, FIZEMOS A “ CAMINHADA DA LIBERDADE “, onde a voz do POVO foi ouvida, fizemos o maior evento a favor da EMANCIPAÇÂO já realizado em Tamoios .

Amigos Tamoienses,

Estamos caminhando e estamos dando mais um passo, VENCENDO MAIS UMA ETAPA .
Aprovando na ALERJ a EMANCIPAÇÃO, teremos garantido que AS RIQUEZAS DE TAMOIOS PERTENCEM A TAMOIOS E QUE TUDO ARRECADADO SERA DEPOSITADO EM CONTA EM NOME DE TAMOIOS POR ORDEM DO TRE – TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL , que sera comunico da aprovação na ALERJ, E QUE SERA ADMINSTRADA E CONTROLADA E O PREFEITO SO PODERA GASTAR EM TAMOIOS SOB PENA DE NÃO O FAZER SER PUNIDO.
NÃO SOMOS DONOS DA EMANCIPAÇÃO, somos apenas aqueles que HOJE tocam este “barco”, POIS É O POVO QUE DETERMINA E JULGA, e ele vai saber identificar quem são os verdadeiros e autênticos TAMOIENSES.

MOVIMENTO POR UMA TAMOIOIS MELHOR

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aprovação da Pec 13/2003 muito perto

Em matéria publicada na agência de noticias do senado federal, diz que a pec/13/2003 A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode votar na quarta-feira (4) a proposta de emenda à Constituição (PEC 13/03) que devolve aos estados a autonomia para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Publicado no Jornal Tamoios, na edição nº 84.
Para ver grande é só clicar na imagem

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pedindo a Emancipação na ALERJ

Fomos na ALERJ, última quinta feira (30 de setembro) levando um documento do juntos por uma Tamoios melhor, mostrando o que é Tamoios e porque precisamos tanto da Emancipação para nosso desenvolvimento.



clique na imagem abaixo para ver a integra do documento.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Indo em Frente



Reunião no escritória do Empresario Osaná Almeida, no Rio de Janeiro, com o Ex. Secretário de Justiça e um dos maiores advogados do Brasil, Sérgio Zveiter, a pauta era conseguir um TRE para Tamoios, objetivo já alcançado, virão 3 ônibus para tirar, Tocar ou tirar 2º via do título de Eleitor.
estamos agurdando a data que será definida pelo presidente do TRE Motta Moraes já definido que será no mês de Outubro.
Isso mostra o compromisso do Juntos por uma Tamoios Melhor com o povo de Tamoios, não medindo esforços para trazer melhorias para nosso Distrito, visando sempre a Emancipação, pois aumentando o numero de eleitores nosso peso politico também aumenta, e como é de conhecimento de todos que conhecem a realidade de Tamoios, sabem que a maioria das pessoas que aqui residem não tem o titulo daqui, pois a distância para o cartório eleitoral que nos atende é muita longe sem contar a dificuldade no transporte e aperda do dia, pois são 45km de distância e uma passagem que custa R$ 5,50 só de ida.

Vamos Tamoios rumo a vitória popular!


" Sonha e serás livre de espirito... luta e serás livre na vida"
Che Guevara


Lutar vencer e nunca desistir,
Este é o lema e Tamoios Vai Cumprir!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

6 SETEMBRO, O GRITO DA INDEPENDÊNCIA DE TAMOIOS

Com grande partição e euforia de quase 5mil Tamoienses, a população de Tamoios veio para rua participar do grito da independência de Tamoios.

Hoje a população esta consciente de que a Emancipação deixou de ser um sonho, e esta prestes a se tornar uma realidade.

Das sacadas das casas, das portas dos comércios, dos Carros e das calçadas laterais a passagem do bloco da Emancipação foi uma grande festa, sendo ovacionado por todo trajeto de 6 km, sem desanimar todos cantavam o hino e o jingle da nossa Emancipação.

Se nascemos, crescemos e vivemos de nossa cidade não queremos que os nossos recursos fujam de nossas mãos para servir a cidade de Cabo Frio, deixando o povo de Tamoios a Míngua. Com 0% de Saneamento básico e nossas crianças sem Escola de nível médio e sem direito a saúde.

Por Isso Tamoios Gritou e grita em alto e bom tom pedindo a sua liberdade, para que os Tamoienses possam resolver os seus problemas .



LUTAR VENCER E NUNCA DESISTIR
ESTE É O LEMA E TAMOIOS VAI CUMPRIR

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mais um Passo (Reunião com Dep. Est. atual presidente da ALERJ Jorge Picciane)

Foto André Carvalho
No dia 13 de Agosto lideranças do JUNTAME (Movimento por uma Tamoios Melhor) teve uma reunião com o Deputado Estadual atual presidente da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) Jorge Picciane, no intuito de conseguir mais apoio ao processo de Emancipação de Tamoios.
Estiveram presentes Alexandre Jorge Valente Cabral, Gilmar Aguiar, Ozéias Rodrigues, Jorjão, o advogado José Luiz Alves de Oliveira e o web design André Carvalho, secretário do JUNTAME, e os empresários Dirlei Pereira e Osaná Almeida.
Os Integrantes do JUNTAME fizeram uma explanação da realidade de Tamoios e do desejo da população em se emancipar, e os temores do projeto de lei complementar 98/2002, logo o dep. Est. Picciane falou que concorda com o desejo de emancipação de Tamoios e certo da viabilidade econômica ,disse está desenformado da legislação que rege as emancipações, disse que iria procurar a melhor maneira para ajudar o processo de Emancipação de Tamoios, pediu mais alguns dias para estudar o caso, logo integrantes do movimento lhe integraram uma cópia da proposta de lei complementar 98/2002 e ele reafirmou que iria fazer tudo que estivesse ao seu alcance para ajudar a população de Tamoios a alcançar seu sonho.



Lutar, Vencer e nunca desistir este é o lema e Tamoios vai cumprir!

Por André Carvalho

Vale Tudo

Foto André Carvalho

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Novas Adesões ao movimento

Emancipação Sonho Cada vez mais proxímo


Foto Cesar Pinho
O movimento de Emancipação de Tamoios, cresce cada vez mais, e com adesões de grande relevância, o Empresário Osaná Almeida, proprietário da Tosana Agropecuária e extração mineral, com mais de mil funcionários em sua maioria em Tamoios, aderiu ao Movimento Juntos por uma Tamoios Melhor, em uma reunião em sua residência na fazendo tosana, ele declarou total a poio e empenho na empreitada da Emancipação de Tamoios, ele argumenta a adesão ao movimento de Emacipação de Tamoios por ter a certeza da viabilidade social e economica do futuro município pois teria uma arrecadação inorme e uma população de aproximadamente 60 mil habitantes e dessa forma o povo de Tamoios seria melhor atendido em seus anseios e necessidades. os membros do Movimento juntos por Uma Tamoios Melhor Oseias Rodrigues também empresário do ramo de farmácia e Alexandre Cabral também Empresário do ramo de distribuição de bebidas o Adv. Dr. José Luis, deram as boas vindas ao novo companheiro de luta.


Lutar, Vencer e nunca desistir este é o lema e Tamoios vai cumprir!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Transporte Público

Acorda Tamoios,

mais uma vez somos vitima do descaso do poder Público, através do governo do Estado e sem o poder publico municiapl de pronuncioasse, Tamoios ficou com seu transporte público que já era deficiente em coma, sem as vans, a empresa de ônibus local a Macaense, como sempre só visando o lucro assima de tudo, colocou em sua linha ônibus de uma porta no valor de R$ 5,00 reais, linha Unamar em Tamoios a Rio das Ostras, a mesma linha era cobra nas vans há R$ 1,80 ou seja a Macaense está cobrando mais que o dobro, ela tem ônibus duas portas que cobra R$ 1,80 mais o msmo demora a passar deixando a população Riostrense e Tamoiense sem opção, tem de pagar uma tarifa que é um verdadeiro assalto. autoridades publicas estamos de olho o Movimento por um Tamoios Melhor, cumprindo o compromisso de lutar por Tamoios já ssinou a justiça.
ESTAMOS DE OLHO.

Tudo para Tamoios é Factoide ou inacabado

Seguindo a linha que todas as promessas de campanha do atual governo de Cabo Frio, como obras do ginásio e até agora a não divulgação do calendário de eventos das festividades julhinas, algumas pessoas que não se identificam estão jogando nas ruas de Tamoios um folheto com um calendário pra lá de irônico e bem humorado segue abaixo o folheto divirtam - se.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vitória na CCJ da ALERJ

Tamoios conseguiu a primeira vitória na batalha de nossa Emancipação, no dia 30 de junho (terça-feira) alguns deputados tentaram sepultar nossa Emancipação, porém o povo de Tamoios é forte e persistente e não se abate, o Movimento por um Tamoios Melhor, ficou sabendo que o projeto de Emancipação de Tamoios seria votado apenas 2:30hs antes de votação, pelo Adv. Dr. José Luis, e não perdemos tempo fomos correndo pára o Rio de Janeiro (ALERJ) chegamos a tempo, de ajudar a impedir tal ação, juntos com Dep. Aliados articulamos para nossa vitória, e nosso projeto ao invés de ser arquivado foi aprovado na CCJ com votos favoráveis do Dep. Do PDT Paulo Ramos e do Dep. Rodrigo Dantas do DEM os outros membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Votarão “sobre estado” na teoria isso significa que foi aprovado na comissão e seguira seu tramite nas outras comissões, no entanto só pode ir a votação final no plenário quando a PEC 13/2003 for aprovado no senado, mais o povo Tamoiense é aguerrido e se demorar se votada a PEC iremos pressionar a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) para por em votação.



LUTAR, VENCER E NUNCA DESISTIR ESSE

E O LEMA E TAMOIOS IRÁ CUMPRIR!


Por: André Carvalho

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Renião pública da Emancipação

No dia 30 de Maio aconteceu em Tamoios, em frente ao espaço cultural PROVESC uma reunião de EMANCIPAÇÃO TAMOIOS, com a presença de Deputados e Vereadores, reunião essa organizada pelo Movimento por um Tamoios Melhor! Em uma tentativa de juntar todas as lideranças do distrito em que se fortaleça o movimento emacipatório de Tamoios, e tivemos êxitos todos compareceram, independes de partidos todas as lideranças de tamoios estiveram presente desde este humilde que escreve este texto até dep. Est. Como Sabino e Paulo Ramos, Oseias Rodrigues um dos empresários que assumiram a luta pela Emancipação de Tamoios, fez um discurso pedindo união das lideranças, o Adv. José Luiz fez a prestação de Contas para a população, que o aplaudiu de pé, o Dep. Sabino falou de sua experiência com a Emancipação de Rio das Ostras, Paulo Ramos discursou sobre seu projeto de Lei que cria o Município de Tamoios, embora este movimento também tem um processo jurídico pedindo a nossa Emancipação, peço que a população de Tamoios não esmoreça pois a luta apenas começou muitas batalhas virão pelas frente e na podemos nos deixar cair em intrigas que virão com um único objetivos de desunir este movimento que nasce do povo de TAMOIOS com o desejo de liberdade, não queremos mais ser feudo eleitoral de ninguém, uma juiz do Supremo Tribunal de Brasília disse quando Tamoios tentou Emancipar junto com Búzios no julgamento datado de 7 de março de 1994, que búzios tinham eleitores em um nível melhor que o nosso aqui de Tamoios, eu discordo com veemência disso pois perante a lei os votos são iguais e tem o mesmo peso, não importa se é rico ou pobre, Tamoios luta contra a discriminação e esse tipo de pensamento que até hoje existe na lideranças politicas de Cabo frio, mais as batalhas que perdemos nos fortaleceram e agora somos uma fortaleza e não vamos mais cometer os erros do passado e não mais vamos nos deixa enganar por políticos oportunistas como antes vamos JUNTOS TAMOIOS, VAMOS JUNTOS FAZER UMA TAMOIOS MELHOR!



LUTAR, VENCER E NUNCA DESISTIR,
ESSE É O LEMA E TAMOIOS VAI CUMPRIR!
Por: André Carvalho

terça-feira, 26 de maio de 2009

Tamoios Genese

História.
A Guerra de Cabo Frio (Tamoios)

A chamada "Guerra de Cabo Frio" aconteceu em 1575, quando o governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema, reuniu poderoso exército com gente da região da Baía de Guanabara, São Vicente e Espírito Santo, apoiado por grande tropa tupiniquim catequizada. Os oficiais e soldados seguiram por terra e mar, tendo como objetivo liquidar o último bastião da Confederação dos Tamoios e acabar com o domínio francês que já durava vinte anos em Cabo Frio. O início destes conflitos aconteceu na região onde hoje é conhecida como Tamoios (referência aos índios que povoavam a região) onde hoje fica o 2º Distrito de Cabo Frio.
Após o cerco e a rendição da fortaleza francotamoia, dois franceses, um inglês e o pajé tupinambá foram enforcados, quinhentos guerreiros assassinados a sangue frio e aproximadamente 1500 índios escravizados. As tropas vencedoras ainda entraram pelo sertão, queimavam aldeias, mataram mais de dez mil índios e aprisionaram outros tantos. Os sobreviventes, refugiaram-se na Serra do Mar e Cabo Frio.

A baixada litorânea, de Macaé até Saquarema, devido a carnificina levada a efeito contra os índios, ficou transformada em um verdadeiro deserto humano, e somente movimentada com a passagem esporádica dos Goitacazes que incursionavam por estas terras a procura da caça e pesca. Embora os portugueses não tivessem colonizado Cabo Frio após o massacre de 1575, estabeleceram um bloqueio naval mais ou menos eficiente com base no município do Rio de Janeiro.
Mas, entre 1576 e 1615, com a perda da independência de Portugal para a Espanha o porto de Araruama voltou a ser frequentado por navios franceses, ingleses e holandeses em busca de pau-brasil, tornando-se também a base da pirataria contra embarcações portuguesas que procuravam dobrar o cabo. Depois de 1580, com a submissão de Portugal, a Espanha redobrou a presença destes navios que carregavam as bandeiras inimigas dos castelhanos.

Inicio da Urbanização

Foram construídos dois engenhos para a produção de aguardente em Araruama e erguida, pelos jesuítas, a Fazenda Campos Novos (Bairro de Tamoios), futuro estabelecimento agropecuário modelo e foco importante de colonização do atual Distrito de Tamoios. Inicialmente, a fazenda foi destinada a criação de gado para o abastecimento de açougues cariocas e de lavras de ouro das Minas Gerais.E na Praia da Rasa Bairro de Tamoios era aonde os Negros chegavam para trabalhar como escravos na Fazendo Modelo Imperial.

História Econômica e Social de Tamoios.

Tamoios já foi um dos maiores produtores de Laranja e Arroz do Brasil, e um importante pólo Pesqueiro no Estado, hoje Tamoios é responsável por 75% dos Royalties do Petróleo de Cabo Frio e maior produtor de Areia de construção do Estado, e tem uma das maiores Usina de Etanol do Brasil a AGRISA, com uma população de aproximadamente 60 mil habitante Tamoios tem uma comércio relativamente forte, não é mais, pois não existe incentivos, e boa parte do que consumido em Tamoios e Comprado no município de Rio das Ostras, que alias é lá que a população revolve seus problemas, como Bancos e compras de bens duráveis, pois a área urbana de Tamoios Fica a mais de 45 km de distância de Cabo Frio. Pois Tamoios Conta com apenas uma agência Bancaria do Itaú e agora o Banco do Brasil está a dias de abrir mais uma agência que será muito bom para a população.

Emancipação Sonho Antigo.

A luta pela Emancipação de Tamoios Começou em 1991, quando com o Movimento de Emancipação de Búzios, Tamoios se juntou para lutar pela emancipação, porém após o plebiscito a população votou favorável a emancipação, porém Cabo Frio entrou na justiça, alegando que em Tamoios não hoje quórum, entretanto os magistrados indeferiram tal apelo da prefeitura de cabo Frio, pois alegaram que a lei não dizia que tinha de ter quórum no distrito e sim na área emancipada e desta forma alcançamos junto com Búzios o nº de que precisávamos, e mesma assim diante de uma acordo Político entre o grupo político de Cabo Frio e Búzios, Tamoios continuou com Cabo Frio, mesmo Búzios sozinho não atendia os requisitos de Emancipação da época. O Sonho não Morreu e em 1994, A população novamente se organizou pedindo a emancipação conseguimos através de uma ação popular da entrada na ALERJ solicitando a EMANCIPAÇÃO DE TAMOIOS, porém em uma ação antiregimental, as assinaturas do Abaixo Assinado que pedia nossa Emancipação foram retiradas do processo e novamente o sonho de Liberdade política e administrativa nos foi roubados, mais a luta continuou, mesmo apos a mudança em uma lei federal em 1996, que pedia que as emancipações seguisse uma regra federal, a qual ainda está em tramitação no Senado (já foi votado e aprovado na câmara federal) que é a PEC 13/2003, diga-se de passagem, tamoios cumpri todos os requisitos deste projeto de lei, mesmo assim em 2007 foi reaberto o processo de emancipação e alegando a forma anti regimental como foi encerrado o processo de 1994, e em uma manobra "política" o Dep. Est. Alair Correa colocou a matéria em pauta sem que o Dep. autor do projeto estivesse presente, diga-se de passagem, que o mesmo Dep. era suplente na CCJ e como a seção existiam três faltas o dep. poderia votar e com um voto iria ao plenário. E com essa manobra foi arquivado o processo, e nosso sonho novamente adiado, mais em março de 2008, uma nova aliança entre população lideres políticos locais e Empresários, o processo foi desarquivado através do Dep. Est. Paulo Ramos do PDT, porém com a proximidade das eleições municipais o processo ficou parado esperando entrar na pauta na CCJ, mais com uma ação para tenta impedir a emancipação de Toda Tamoios que possui 323 Km², aprefeitura de Cabo Frio, través do novo plano diretor dividiria Tamoios em mais dois distrito, com essa ação a prefeitura de Cabo Frio, forçou que Todos em Tamoios novamente se unisse, independentes, a maiorias dos partidos políticos, população em geral manifestou - se contraria a este ato, os empresários se uniram e contrataram um advogado para que entrasse com mandado de segurança para que esta matéria não fosse votada enquanto o processo de emancipação não tivesse seus tramites na ALERJ. Com isso deu novo animo a população que voltou novamente a se organizar pela emancipação, os empresários se unirão estão financiando uma ação no supremo tribunal de Brasília pela emancipação de Tamoios.ResumoMesmo Tamoios sendo responsável por aproximadamente 83% da receita do município, o distrito tem 0% de saneamento básico, a sua orla com mais de 13 km de extensão, teve sua urbanização feita sem um estudo apropriado, não temos escolas suficientes, não temos escola de nível técnico Enem de nível médio, nossos jovens te de estuda no distrito de Barra de São João no município de Casimiro de Abreu, que é cinco vezes menor que tamoios, e em Rio das ostras. Não temos um hospital, o que temos, não passa de pronto Socorro e mesmo assim a mais de um ano sofre com faltas de médicos tendo vários processos de mortes por negligencia, dessa forma o apelido do hospital é "Ta morto" referencia as mortes por negligencia e seu nome oficial que é hospital de Tamoios, que não pode funcionar como hospital porque não possui tratamento de esgoto. Parte de seus moradores trabalhão fora de Tamoios e Cabo Frio, buscam seu sustento em Rio das Ostras e Macaé, e as autoridades de Cabo Frio nos ironizam perguntando para que queremos emancipar. O povo de Tamoios sabe que nas mesma condições que nosso distrito se encontra, no Brasil existem muitos outros, o que reivindicamos é que deixem os Tamoienses administrar seus recursos e organizar sua cidade, pois é fato que Cabo Frio só nos quer como parte do município “deles” por causa dos Royalties e utilizam todos nossos recursos em Cabo Frio e Tamoios é largada a própria sorte.
Por André Carvalho

Emancipações e a PEC 13/2003

”Especialistas” no assunto dizem que as emancipações de nada serve a não ser aumentar os gastos públicos, com novas Câmaras Legislativas e Prefeituras, mais eles devem morar no Sul ou Sudeste do Pais, pois se conhecesse o norte nordeste saberia melhor que administrar municípios de tamanho de um Estado não é fácil e dificulta o desenvolvimento, o Estado do Rio de Janeiro tem 92 município o Estado do Para tem um pouco mais de 109, e o estado do pará é muitas vezes maior que o estado do Rio de Janeiro o que nos leva a crer que no Para tem municípios do tamanho de estados Brasileiros, fora os municípios totalmente desiguais em sua geografia e administração, por exemplo o município de Cabo Frio, na região dos Lagos, internacionalmente conhecida, tem um distrito chamado Tamoios que é quase quatro vezes o seu tamanho e tem 56 mil habitantes, responsável por 78% royalties do petróleo e sede da maior usina de álcool do Brasil, poucas pessoas sabem que Tamoios é parte do Município de Cabo Frio, hora pela distância de 45km de distância entre seus centros urbanos, hora pelo descaso e abandono que está o Distrito de Tamoios, por exemplo o distrito de Tamoios tem 0% de saneamento básico, menos de 20% das casas possui água encanada, uma realidade dissonante ao tamanho de suas riquezas que contribui com 81% de toda receita do município de Cabo Frio, fora o potencial turístico que não é aproveitado e incentivado pelo poder público, Tamoios tem um dos poucos Rios navegáveis da região, uma orla de quase 17 km, duas reservas ecológicas, e nada para o crescimento e melhoria da qualidade de vida é feita, menos de 20% das Ruas do Distrito são calçadas, a população de Tamoios luta pela emancipação desde 1992, sempre é barrada e na maioria das vezes de maneiras escusas e de maneira ante regimental como aconteceu no processo de 1994, quando retirarão assinaturas do abaixo assinado que pedia a Emancipação de Tamoios na ALERJ,(Câmara Legislativa do Estado do Rio de Janeiro)Quantos Tamoios existem pelo Brasil, são distritos que tendo sua autonomia política e administrativa poderiam melhorar em muito a qualidade de vida destas populações, como o Município de Rio das Ostras que é vizinho a Tamoios, e era até menos urbanizado que Tamoios, e hoje é exemplo de desenvolvimento para o Brasil, e o município a qual Rio das Ostras se separou hoje continua forte e pujante como é o lindo município de Casimiro de Abreu, concordo que existem distritos que querem a emancipar e não tem condições para isso, para isso vai servir a PEC 13/2003 para regularizar e por condições a emancipação, só peço aos caros e distintos Senadores que não coloque na PEC, que a totalidade dos municípios tem de ir a plebiscito,por que se assim for de nada a PEC vai servir, pois vai continuar inviáveis as emancipações Brasil a fora, pois geralmente o distrito que quer emancipar é rico e menor em população que o distrito sede.

Por André Carvalho