quinta-feira, 10 de junho de 2010

Território Brasileiro Poderá Ser Dividido em 40 Estados

Interesses políticos e econômicos patrocinam criação de Tapajós e Carajás

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), definiu uma pré-agenda de votação para esta quarta-feira (9). A proposta será debatida pelos líderes partidários. Entre os projetos sugeridos por Temer está a aprovação do plebiscito para criação dos estados de Carajás e Tapajós. No dia 14 de abril foi dado o primeiro passo com a aprovação da urgência pelo plenário da Câmara por 261 votos a favor, 53 contra e 14 abstenções.

Se aprovado o plebiscito, o que deve ocorrer, a consulta popular será feita nas eleições de outubro no Estado do Pará. A rapidez para inclusão na pauta da Ordem do Dia tem interesses econômicos, políticos e partidários carimbados. Os projetos já aprovados pelos senadores não dispõem de um estudo aprofundado sobre a questão, inclusive as perdas de arrecadação do estado-mãe, o Pará. Informações não confirmadas dão conta que o impacto imediato para a implantação das estruturas administrativas chega a R$ 3 bilhões.

Carajás poderá se tornar um estado rico e com domínio dos interesses das empresas de exploração mineral, principalmente a Vale. A indústria mineradora recolheu somente no ano passado, no município de Paraupebas, R$ 165.744.836,88, valor representa mais que o dobro do arrecadado apenas dois anos antes.

A divisão do Pará em três novos estados tem o apoio incondicional do presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP). Cartazes fixados em bairros de Paraubepas dão a dimensão da questão política envolvida no assunto. “Sarney apóia criação de Carajás”, mostra a publicidade que interessa a muitos políticos da região. Os interessados não colocaram suas digitais na divisão, mas amigos próximos criaram o protocolo.

Os projetos apresentados pelos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO) pode dar novo fôlego a uma série de propostas semelhantes que tramitam na Casa. Elas têm o potencial de elevar para 40 o número de estados brasileiros, que atualmente somam 26, mais o Distrito Federal.

Nosso Comentário:

Território Brasileiro Poderá Ser Dividido em 40 Estados
Hoje temos 27 unidades, se contarmos com o Distrito Federal, que tem um governador. Sendo todos os projetos aprovados, o Brasil contará com mais 13 Estados e Territórios.
Os 8 Estados serão: Tapajós, Carajás, Gurgueia, Araguaia, Estado do Rio São Francisco, Estado do Triângulo, Maranhão do Sul e Mato Grosso do Norte.
Os 5 Territórios Federais serão: Rio Negro, Solimões, Juruá, Pantanal, e Oiapoque.
Alguns desses projetos existem desde o início do século. O aumento de despesas é o lado negativo das propostas, junto com aspectos vários de corrupção.
Entretanto, o país precisa avançar por essas regiões se um dia quiser mesmo ser uma potência econômica e ampliar bem mais sua agricultura. Afinal, já temos bem mais Estados que aqueles 11 de 1789. E os EUA são o que são com 50 Estados. A pequena França tem 100 Departamentos.
Como exemplo do que ocorre no Brasil, todos sabem que o sul do Pará hoje está entregue a grileiros e bandidos, abandonado à própria sorte, sendo aquela vasta região um verdadeiro “farwest”. O Estado do Pará não dá mais conta da situação há tempos.
Com novas instituições estaduais e federais chegando a essa região, seu crescimento econômico será bastante acelerado, pois os investidores passarão a ter segurança em trazer progresso. Multiplique-se isso por 13 vezes e dê-se um prazo de 15 anos. Teremos um grande avanço.

BRASIL ANTIGO:
BRASIL HOJE:

UMA VERSÃO DO BRASIL COM 39 ESTADOS E O DF:

O PARÁ DIVIDIDO EM TRÊS:

Nenhum comentário: